Defesa, Reabilitação e Salvaguarda do Património

Wiki Loves Monuments Portugal


Júri reuniu-se em Sintra para escolher a melhor fotografia de monumentos portugueses entre 16 mil.

Ruinas do Convento do Carmo

Concurso “Wiki Loves Monuments” atraiu mais de 5.500 voluntários em 16 países.

Lisboa, 24 de Outubro de 2011.

João Martinho, com uma foto sobre a Igreja do Convento do Carmo, Lisboa foi o vencedor português do concurso “Wiki Loves Monuments”. O enquadramento, focagem, iluminação, resolução, ausência de manipulação e distorção e composição foram os motivos que convenceram o júri constituído por representantes da Fotosport (Sérgio Tinoco), IGESPAR (Miguel Soromenho), Câmara Municipal de Sintra (Jorge de Matos) e dois elementos dos projectos Wikimedia (Carlos Botelho (fundador da AHP) e Nuno Tavares) que se reuniram este fim-de-semana em Sintra para avaliar cada uma das 16 mil fotos apresentadas a concurso.

Foram ainda atribuídos um segundo e um terceiro lugar para a categoria “Melhor Fotografia”, um prémio à melhor foto das Pousadas de Portugal e ainda três prémios aos fotógrafos que submeteram o maior número de fotografias de diferentes monumentos. Na categoria de “Maior Quantidade de Monumentos Distintos” fotografados, venceu Frédéric Marie, que conseguiu concorrer com fotografias para 447 monumentos distintos.

Os 10 melhores classificados na categoria “Melhor Fotografia” ficam agora automaticamente apurados para a fase internacional do concurso que reúne os finalistas dos 16 países participantes e que serão apreciados por um júri europeu em Novembro. A lista de vencedores pode ser consultada no website, na seguinte página: http://www.wikilovesmonuments.org.pt/vencedores.php Esta primeira edição internacional do concurso de fotografia “Wiki Loves Monuments” excedeu largamente as expectativa da organização. Nos 16 países onde se desenvolveu esta actividade (Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Espanha, Estónia, França, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Suécia e Suíça) participaram 5.545 fotógrafos que apresentaram 163.481 fotografias a concurso. O “Wiki Loves Monuments 2011”, organizado pela primeira vez numa escala pan-europeia, decorreu durante todo o mês de Setembro, e teve como objectivo captar e partilhar imagens do riquíssimo património construído da Europa.

O Velho Continente tem centenas de milhares de monumentos históricos e culturais importantes, a maioria dos quais não dispunha ainda de imagens gratuitas na Internet. A Wikipédia é um dos poucos locais de partilha livre existentes na Internet que oferece um “porto seguro digital” para esse espólio. A iniciativa procurou que todos os monumentos passassem a ter registos fotográficos recentes, para que todos os cidadãos do mundo pudessem ter acesso ao património cultural da Europa.

Esta prova europeia é inspirada numa iniciativa-piloto realizada nos Países Baixos em 2010 e da qual resultou a adição de milhares de novas imagens de monumentos e edifícios holandeses agora livremente disponíveis para serem usadas na Wikipédia e por qualquer pessoa do mundo.

No contexto europeu, Portugal saiu-se bem: a começar pelo logótipo, que foi também a concurso, ganho pela portuguesa Susana Morais e divulgado em todos os países participantes, participaram 244 fotógrafos que contribuíram com 16 mil fotografias, o que coloca Portugal no quinto lugar no número de fotografias tiradas (atrás da Alemanha, França, Polónia e Espanha).

E, mais importante do que o número absoluto de fotógrafos participantes, é relevante destacar que 206 desses nunca tinham contribuído para os projectos da Wikipédia, como é o caso do Wikimedia Commons, onde este espólio fica disponibilizado.

Neste contexto, e integrado nas Jornadas Europeias do Património de 2011 do IGESPAR, foram organizados dois “raids” fotográficos, um no Centro Histórico do Porto (a 24 de Setembro) e outro em Alfama e na Baixa Pombalina de Lisboa (a 25 de Setembro), nos quais participaram 35 fotógrafos. Foram fotografados 2127 imóveis portugueses no total, dos quais 1247 são monumentos protegidos, sendo que 250 não dispõem ainda de artigo na Wikipédia. Segue-se agora a fase internacional do concurso, onde serão apresentadas as 10 melhores fotografias de cada país participante, para avaliação entre elementos da Comissão Europeia. Europa Nostra, representantes dos projectos Wikimedia, entre outros.

A iniciativa internacional poderá ser seguida no seguinte endereço: http://www.wikilovesmonuments.eu

O concurso é apoiado por organizações internacionais, como o Conselho da Europa, a Comissão Europeia, Europeana e Europa Nostra. O mês de Setembro foi escolhido por coincidir com as Jornadas Europeias do Património, organizadas em toda a Europa. Em Portugal, a iniciativa conta com o patrocínio da Fotosport, das Pousadas de Portugal, da Câmara Municipal de Sintra, do projecto Origens do IANTT – Instituto de Apoio às Nossas Terras e Tradições, da AirNimbus e do Sistema de Informação para o Património Arquitectónico do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

A Wikimedia é o movimento por trás da Wikipédia, partilhando os mesmos objectivos de tornar todo o conhecimento disponível gratuitamente a todos os seres humanos. Isto é possível através da norteamericana Wikimedia Foundation e de uma rede de associações nacionais que colaboram estreitamente com os voluntários dos projectos da Wikimedia, com destaque para a Wikipédia. Em Portugal, este movimento faz-se representar pela Associação Wikimedia Portugal.

Sobre a Wikipédia A Wikipédia, em conjunto com os outros projectos geridos pela Wikimedia Foundation, recebe mais de 390 milhões de visitantes únicos por mês, o que a torna no 5.º sítio mais visitado na Internet (Julho de 2011).  Disponível em mais de 270 idiomas, a Wikipédia possui mais de 18 milhões de artigos.

http://wikilusa.com/wiki/Wiki_Loves_Monuments_2011

Anúncios

Os comentários estão fechados.